Abrir menu

Blog da Kube.

ASAP: As sustainable as possible - Conheça as marcas que fazem diferença!

Diante das tragédias ecológicas e mudanças ambientais que vêm ocorrendo no planeta, nada mais justo que as marcas incentivarem e trabalharem um conceito sustentável para seus produtos e lojas, visando um futuro menos poluente e a ampliação da consciência ambiental. O plástico, que ganhou popularidade nos anos 50 por seu baixo custo é hoje um dos maiores vilões para a natureza e, acredite, as empresas estão produzindo mais plástico virgem do que nunca. Atenção: esse plástico não vai embora do planeta.

É verdade que, em paralelo, vemos também movimentos de consciência ganhando forma na sociedade, mas na indústria quando os meios importam tanto quanto os fins é válido o destaque. Defensora do ecossistema sustentável, a Everlane, varejista dos EUA com foco na venda online, é firmada nos conceitos de radical transparency para apresentar aos consumidores todas as etapas produtivas de suas peças.

Iniciativa que merece destaque, a marca lançou uma linha nova, ReNew, com peças de inverno criadas a partir de garrafas de água recicladas. Com muito storytelling para que o cliente possa visualizar todo o processo de transformação do pet em tecido, a pop up da marca, no Soho, promove moda sustentável e faz do seu ambiente uma imersão reflexiva. Com uma estação demonstrando esse processo no meio da loja, instalações de garrafas pets e paredes revestidas de informação o espaço carrega significado. A empresa assumiu ainda o compromisso de remover todo o plástico de sua cadeia de suprimentos até 2021 e com mais de 8 bilhões de toneladas de plástico no planeta, a ReNew é parte do esforço para criar as roupas que deveriam ser usadas nos próximos anos.

 

everlane _1_.jpeg

 

Esforço esse que também veste marcas nacionais como a FOM e a Outer Shoes, que têm parte de suas lojas planejadas pela Kube. A iniciativa nós aplaudimos de pé: criar peças autorais e belíssimas através de materiais reciclados, como plástico e borracha, respectivamente. A Família Platô, linha de pufes idealizada pela FOM com tecido reciclado de pets é feita em tecido mais firme nas laterais, garantindo maior sustentação, mas mantém a sensação de conforto que molda o corpo com tecido FOM no topo.  A empresa utiliza ainda dos seus canais e peças de mídia para esclarecer que 1 metro de tecido é equivalente a 8 garrafas pet e que os fios são 100% reciclados, dispensando tingimento e outros processos químicos, reduzindo assim o impacto ambiental.

 

fom _1_.jpg

 

Já a Outer Shoes faz da borracha reciclada solados confortáveis para peças cheias de design. Seus calçados e bolsas são ainda, em grande parte, elaborados por matérias-primas descartadas pela indústria, como o couro com imperfeições provocadas por corte de arame ou pequenas cicatrizes.

 

As propostas sustentáveis agregam valor ao produto e seguem alinhadas ao posicionamento de diversas marcas frente ao mercado. O resultado é ainda melhor diante do público, que muito além da compra, solidifica cada vez mais seu relacionamento com as empresas.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: