Abrir menu

Blog da Kube.

Consumismo vira arte

Quatro mil etiquetas de preços penduradas em linhas, dançando sob as cabeças dos compradores no MOM Park Shopping Centre. Com cores e movimento, a instalação Just Decoration transforma o ambiente consumista em uma experiência de arte visual que simula uma nuvem tocável no céu de verão. O designer Kissmiklos, entretanto, quis fazer uma declaração sobre a futilidade da cultura do consumo dos dias de hoje ao "diminuir" a arte ao nível de decoração e experiência do consumidor.
kissmiklos_Just-Decoration_Daniel-Nemeth-3.jpg
Nas etiquetas - desenhadas para imitar as usadas por lojas de fast-fashion - todos os preços são indicados como zero. Essas falsas etiquetas estão suspensas em uma forma que simula uma nuvem que chama a atenção dos consumidores em uma área de alto tráfego dentro do shopping; porém, escondido entre elas, existem algumas reais onde os visitantes podem ganhar produtos e vouchers de desconto.
kissmiklos_Just-Decoration_Daniel-Nemeth-5.jpgJust Decoration é uma marca fictícia, e a instalação de nuvem é um jogo simbólico que brinca com o conceito do consumismo moderno e a obsessão humana com auto-ornamentação.

Os compradores que fizerem uma compra mínima no shopping são convidados a olhar as etiquetas até acharem a "etiqueta premiada", um ato que simula o comportamento na procura típica do comprador em lojas de fast-fashion. O pedaço de papel é transformado, monetizado e materializado simbólicamente em um produto de marca tangível. A marca fictícia se torna real. A decoração se torna uma experiência para o consumidor.
284548.jpgkissmiklos_Just-Decoration_Daniel-Nemeth-1.jpg

Fonte: FrameWeb

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: