Abrir menu

Blog da Kube.

O sonho da arquiteta fora da caixa

Na última semana, uma reportagem incrível sobre a Kube e a nossa arquiteta titular, Juliana Neves, saiu no Caderno Zona Sul do Jornal O Globo. Confira a matéria abaixo!

O sonho da arquiteta fora da caixa
Juliana Neves sempre teve certeza do caminho na profissão, mas se reinventa a cada dia para criar projetos comerciais

Por: Rayanderson Guerra
ju-neves.png
História. A profissão sempre encantou Juliana. Foto: Leo Martins.

A arquitetura nunca foi uma segunda opção para Juliana Neves, de 36 anos. Sem nenhum profissional da área na família, a carioca sempre teve certeza de que um dia iria fazer do sonho uma carreira. Hoje, pode-se dizer que tudo saiu como o planejado. Juliana está à frente da Kube, escritório de arquitetura comercial que já projetou lojas renomadas no Rio de Janeiro, como Farm, Hugo Boss e Outer, além de espaços como o Centro de Visitantes Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, e a loja do AquaRio.

A arquiteta é professora do Istituto Europeo di Design (IED) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

— Eu digo que a Arquitetura tem o poder de mediar relações. Ela pode facilitar ou dificultar. Quando falamos de arquitetura comercial e posicionamento de marca, estratégia e identidade de marcas, temos que deixar de fora nosso gosto pessoal, tudo que achamos bonito ou feio — explica.

No Centro de Visitantes Paineiras, a Kube foi responsável pela arquitetura da área gourmet, da loja de souvenir do Parque Nacional da Tijuca, da bilheteria e dos banheiros, tudo inserido em uma área de quase dois mil metros quadrados.

— O projeto se integra ao parque e recebe os turistas com um jeito brasileiro. Preservamos o que podíamos. As esquadrias de madeira e 40% do piso de peroba são originais. É necessário que a arquitetura conte uma história coerente — diz.

Outro projeto de Juliana, e da Kube, é a Loja AquaRio, que acabou de sair do papel e está aberta ao público no maior aquário da América Latina.

O responsável pela matéria foi Rayanderson Guerra. Confira aqui!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais: